Menu

The Journey of Halvorsen 238

hotoven64's blog

Dicas Para Estudar História Pra Prova

Como Passar Em Concurso Público Aplicando O Modo PDCA


SÃO PAULO - Mauro de Marchi, presidente da operação brasileira da Sodexo Serviços, não se engana: entende dos impactos da incerteza em teu negócio. “Realmente, há 2 anos a gente vem sentindo no nosso portfólio o embate deste desemprego. Naturalmente as organizações acabam reduzindo seus quadros funcionais”, diz, em entrevista ao Podcast Rio Bravo. Pela entrevista, Marchi fala em reforma trabalhista, projeto de arrecadação e doação de alimentos, sobre a gravidade da inovação pra organização dominar novos portfólios em um assunto de recuperação econômica lenta. Qual é o tamanho do estímulo que a Sodexo tem à frente com as reformas estruturais que estão acontecendo, principalmente a Reforma Trabalhista?


Existe alguma estratégia em ligação a essas alterações? Na realidade, pro nosso negócio, levando em conta que toda a nossa equipe, atua como um terceirizador de serviços, isso num primeiro momento não vai trazer grandes modificações. Temos uma equipe enorme hoje, são trinta e cinco 1000 funcionários, que são funcionários nossos agora sob a situação da CLT hoje.



  • Técnicas de “outreach”

  • 7- Dormir de cabelo molhado faz o couro cabeludo apodrecer

  • Amostras Contábeis e tua Observação

  • 05 | Protegendo seus dados com contêineres sem continuar preso a eles

  • 2 - Busca do tipo de campo

  • UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) - Enem/Sisu



  • No que a gente estudou até neste instante, a gente ainda não identificou nenhuma vasto alteração. Na realidade, a gente vai visualizar como o mercado todo vai se comportar. Por ventura isso talvez pode abrir algumas oportunidades pra gente. Porém como isso influencia particularmente os clientes da Sodexo? Você tem alguma probabilidade em relação a isto? Com essas modificações, as condições regimentais irão sendo alteradas? Você tem alguma antevisão como isso talvez pode afetar o negócio da Sodexo? Se afetar, eu acredito que deve ser um movimento afirmativo, pelo motivo de a Reforma Trabalhista visa a tornar o Brasil mais competitivo dentro do âmbito mundial.


    Dessa forma, naturalmente, isto precisa gerar um aquecimento da economia, mais posições de serviço, em vista disso acaba sendo favorável pra gente ante este aspecto. Hoje em dia o Brasil acusa um número gigantesco de desempregados. São quase 14 milhões de pessoas. A última estimativa dava conta de algo próximo disso. Como isto tem afetado diariamente o dia-a-dia da Sodexo?


    De fato, há dois anos a gente vem sentindo no nosso portfólio o embate nesse desemprego. Naturalmente as organizações acabam reduzindo seus quadros funcionais e nós temos os restaurantes dentro das empresas. Por isso naturalmente a gente acaba servindo menos pessoas. Pontifícia Instituição Católica De São Paulo traz dois cenários. O primeiro é: como gerenciar essa diminuição. Desta forma isto naturalmente toca na nossa margem.


    A gente consegue restringir a quantidade de ingredientes utilizados em uma refeição pelo motivo de a gente acaba servindo quantidade de pessoas reduzidas. Contudo, por outro lado, mão-de-obra é algo que a gente não consegue ajustar na mesma proporção. Um profissional nosso que atende 100 pessoas em uma acordada tarefa, se ele tiver que responder 80 é necessário conservar o mesmo profissional.


    E, por outro lado bem como, a gente acaba tendo que se reinventar, porque o cliente procura inovação pra ele continuar sendo competitivo, para que ele continue fazendo uma bacana gestão de custos. Você consegue ponderar em algum exemplo dessa inovação, dessas estratégias que vocês tiveram que reelaborar diante desse cenário mais hostil? Sim, uma das estratégias é variação de cardápio. Desse jeito naturalmente isto passa por um ajuste, vamos chamar dessa forma, pela oferta.


    Desta forma em situações onde a gente oferecia 4 tipos de salada, a gente passou a doar dois. Situações onde a gente tinha uma gramagem de proteína, Pós-graduação A Distância é o amplo componente de gasto de uma refeição, dessa forma a gente ajusta bem como a proteína para uma gramagem um tanto menor com a mesma característica sempre.


    E assim como com todo o procedimento eficiente. A gente vem trabalhando alguns anos um projeto interno chamado Cozinha Inteligente, que ele muda muito o jeito operacional de uma cozinha nossa. Ele basicamente está estruturado em processos, pessoas treinadas em materiais. A propósito de gestão, qual é a agenda de temas que você tem buscado desenvolver próximo à Sodexo desde a sua chegada pela organização? A gente sempre cuidou de 3 pilares. O primeiro pilar é a segurança alimentar, é um ponto muito forte que a gente não abre mão.



Go Back

Comment

Blog Search

Comments

There are currently no blog comments.